UM DIA HISTÓRICO PARA O CANADÁ!!!

O Toronto Raptors é campeão da NBA 2018-19. A equipe canadense venceu nesta quinta-feira(13) o Golden State Warriors em Oakland por 114×110, fechando a série em 4×2. É o primeiro título da franquia em sua recente história de 24 anos, tendo em Kawhi Leonard como a principal estrela dessa conquista.

A SÉRIE FINAL

Kawhi Leonard comemorando após o apito final.

Podemos debater aqui vários fatores que justificam a vitória do franco-atirador na série final. As lesões de Kevin Durant e Klay Thompson durante a série, que inclusive nos últimos dois jogos ambos sofreram lesões sérias tiraram muito da qualidade do time californiano é verdade, mas só isso não justifica.

A regularidade da franquia canadense na série é de se elogiar bastante também. A equipe venceu todos os jogos disputados na casa do adversário nas finais, o que geralmente é raro. Mas foi a vitória no jogo 1, em Toronto que foi providencial nessa série. Foi a única vitória das duas equipes jogando em casa nos confrontos decisivos, além de dar uma grande moral e impulso para os Raptors.

Além disso, o time do norte conseguiu anular bem pelo menos um dos “Splash Bro’s” por partida, reduzindo o número de pontos do adversário e avançando para as vitórias. O Golden State Warriors não fez mais do que 109 pontos em todos os jogos da série, número diferente da média de toda a pós temporada, que é de 114.

O REI DO NORTE, CARRASCO DE DINASTIAS

Kawhi Leonard, eleito MVP das finais 2019

Muito se questionava sobre a condição de Kawhi Leonard para essa temporada. Após ficar a temporada passada inteira sem atuar, por conta de lesão, o jogador era visto como uma dúvida de rendimento pelo resto de sua carreira. Fatores que foram motivos para o San Antonio Spurs trocarem ele por DeMar DeRozan, principal estrela e símbolo de Toronto.

Mas o Rei do Norte provou que seus críticos estavam errados. O ala fez uma temporada espetacular e uma pós-temporada de tirar o fôlego, levando a franquia para uma final inédita de NBA e posteriormente ao título, justificando o prêmio de melhor jogador das finais. É o segundo título de Kawhi na carreira. O primeiro, em 2014 pelo San Antonio, também evitou um tricampeonato. Na ocasião, a vitória veio sobre o Miami Heat, comandado por LeBron James.

Kawhi se tornará free agent nesta offseason, mas a cidade de Toronto está tão encantada com o ala, que os canadenses se mobilizaram para convencer o jogador a continuar na franquia na próxima temporada. Estabelecimentos prometem até comida de graça para Leonard para sempre, mostrando o amor da comunidade ao atleta.

ALÉM DA ESTRELA, UMA EQUIPE COLETIVA

Elenco de Toronto comemorando o título

Apesar de ter Kawhi Leonard como grande estrela da franquia, o Toronto Raptors contou muito com um coletivo absurdamente fenomenal nesta série. Em todas as vitórias das finais, além de Kawhi, outro jogador da franquia ultrapassava a marca dos 20 pontos no jogo, mostrando uma equipe em conjunto. Nomes como Pascal Siakam, Kyle Lowry, Serge Ibaka e Fred Vanvleet se destacaram na série, principalmente no último jogo, quando quatro jogadores passaram os 2o pontos na partida derradeira.

A rotação de elenco também foi um fator para o título canadense. Os reservas de Toronto estavam aparentemente superiores fisicamente e emocinalmente, com Vanvleet muitas vezes sendo uma dor de cabeça para Stephen Curry, por exemplo. Serge Ibaka atuou muito bem tanto no garrafão, como dando vários tocos na defesa.

Mas a principal história talvez seja a de Kyle Lowry. O jogador era um símbolo de chacota da franquia que sempre caía nos momentos decisivos da competição. E o atleta vivia essa sombra, após errar o arremesso decisivo no jogo 5. Porém, Lowry deu a volta por cima e foi o melhor jogador da partida final, sendo importante e ajudando a franquia a chegar a sua primeira conquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s